Nova Carteira de Identidade! Entenda o que mudará.

Identificação da Carteira de Identidade do cidadão passará a ser apenas o número do CPF.

O Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IWGS) está se adaptando à emissão de uma nova carteira de identidade nacional que terá como número de identificação o CPF do cidadão. Os novos documentos reduzem ainda mais as tentativas de fraude de identidade. A emissão das novas identidades que está prevista para janeiro de 2023.

Nova Carteira de Identidade

Nova Carteira de Identidade! Entenda o que mudará.
Nova Carteira de Identidade! Entenda o que mudará.

Segundo o diretor do IIWGS, Jenilson Gomes, a nova carteira de identidade também trará benefícios aos cidadãos. “O novo documento de identificação vem para diminuir o número de documentos que os cidadãos têm de portar. A nova carteira integra todos os números num único documento. A primeira via será gratuita, e a via atual não perderá a validade”.

O processo de verificação também será aprimorado, pois, os cidadãos de todos os estados terão um único número de identificação. Atualmente, cada estado da federação emite um documento, de modo que os cidadãos acabam com vários documentos.

Mais Segurança para a População.

“Será mais seguro para a população e o processo será mais rápido. Por ser uma chave única, os órgãos de identificação poderão verificá-la mais rapidamente e garantir o acesso ao documento para quem mais precisa”, acrescentou Jenilson Gomes.

A nova carteira de identidade também integra Sergipe ao sistema nacional de comunicação de dados, conforme observou Jenilson Gomes. “Com esta nova carteira, o acesso a serviços públicos e financeiros será facilitado. Com o sistema nacional, todo o processo ficará mais seguro, reduzindo ainda mais a quantidade de fraudes”, concluiu.

O que fazer com o antigo RG?

Até agora, você pode ficar com ele. Isso porque, para quem tem menos de 60 anos, o documento atual é válido por 10 anos. Para a população acima de 60 anos, permanece em vigor por tempo indeterminado. A primeira emissão de certificados e a renovação de certificados antigos serão gratuitas.

Fonte: SSP – Secretaria de Segurança Pública

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *