DETRAN-SE-Proprietários-já-podem-vender-seus-veículos-pelo-App-Carteira-Digital-de-Trânsito.-arquivo-proprio.-destaque.jpeg

DETRAN-SE – Proprietários já podem vender seus veículos pelo App Carteira Digital de Trânsito.

Proprietários de automóveis já podem vender seus veículos pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Função permitem todo o processo de negociação através do App com assinatura gov.br e biometria facial, autorizado pelo Detran-SE.

O processo é seguro afirma ministro Marcelo Sampaio.

Marcelo Sampaio -Divulgação Ministério da Infraestrutura
Marcelo Sampaio -Divulgação Ministério da Infraestrutura

Vender veículos de forma digital entre pessoas físicas virou realidade para os proprietários de automóveis no estado de Sergipe. Pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), é possível realizar a transferência comercial, pela assinatura digital do gov.br e biometria facial. Sem a necessidade de burocracias atuais, como o reconhecimento de firma do (CRV) Certificado de Registro de Veículo em papel.

Com Sergipe, já são 10 o número de estados brasileiros que disponibilizam a funcionalidade para os proprietários de veículos automotores. Os outros estados são Acre, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima.

“O processo é seguro e ágil para todas as partes: vendedor, comprador e órgão de trânsito. Por meio da transformação digital do Governo Federal, estamos retirando mais uma burocracia desnecessária dos proprietários, simplificando a agenda de trânsito e atingindo cada vez mais pessoas”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Marcelo Sampaio.

Funcionalidade do App Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Carteira Digital de Transito - imagen serpro
Carteira Digital de Transito – imagen serpro

Após o proprietário optar pela venda de forma digital por meio do Aplicativo (CDT), a assinatura da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) ocorre pelo (App) Carteira Digital de Trânsito. Depois da autorização do Detran no registro do veículo, a transação pelo App é concluída, e o veículo precisará passar pela vistoria veicular de trânsito, em um dos CIRETRAN espalhados pelo estado, ou pontos terceirizadas pelo DETRAN-SE.

Além disso, este recurso está disponível para donos atuais de automóveis e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos desde (4 de janeiro de 2021), quando o antigo Documento Transferência (DUT) foi trocado pela versão digital (ATPV-e). Mas, para o proprietário utilizar a negociação de forma digital, o Detran do estado de origem do veículo deve se adequar a nova estrutura.

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) está disponível nas plataformas da App Store e Google Play,

Desburocratização do DETRAN-SE

Portanto, enfatizou Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gerenciamento Digital do Ministério da Economia, enfatizou que a venda digital é mais uma facilidade do gov.br que propõe os serviços governamentais nas mãos dos brasileiros. “Com o gov.br, vamos combater cada vez mais a burocracia e simplificar a vida das pessoas”, acrescentou.

Fonte gov.com

Mais notícias do Brasil e do mundo continue aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *