Novo RG Digital entra em vigor, saiba o prazo para substituição e como solicitar o seu.

Novo RG Digital entra em vigor, saiba o prazo para substituição e como solicitar o seu.

Você sabia que o novo documento de identificação “RG digital”, já está disponível em todo território nacional para todos os cidadãos brasileiros?

Nova Carteira de Identidade imagen jornal Contabil
Nova Carteira de Identidade imagen jornal Contabil

A nova carteira de identidade nacional, habitualmente conhecida como “RG digital”, entrou em vigor desde 1º de março de 2022. O novo RG já está em atividade em todo o país, e já pode ser solicitado por todos os cidadãos brasileiros.

Embora já esteja em vigor, os cidadãos terão tempo suficiente para substituir o atual documento pelo RG digital que trará mais atualidade e segurança aos brasileiros.

O RG digital terá o Cadastro de Pessoas Físicas “CPF” como número oficial do documento, ou seja, o cidadão não terá mais um número exclusivo para o RG e outro para o CPF.

O que fez com que o governo alterasse o documento?

O que fez com que o governo alterasse o documento? Há várias razões pelas quais o governo implementou o novo RG, incluindo a adição de mais dispositivos de segurança ao documento. Implementar códigos QR Code que permitam a verificação online e offline de documentos e modernizar os documentos para cumprir as normas do MERCOSUL.

No entanto, o principal motivo para o governo implementar o RG digital, é a forma que os estados brasileiros emitiam a carteira de identidade. Isso ocorre porque cada estado tem seu próprio número de RG, portanto, se um cidadão obtiver a primeira via em um estado e depois solicitar uma segunda via em outro estado, o cidadão contará com dois números de identificação.

Observemos a situação: cada cidadão brasileiro pode ter até 27 números de identidade no Brasil, o que é um considerável retrocesso para nação em relação à documentação dos brasileiros.

Já que agora a Carteira de Identidade e o CPF irão ser unificados, como o próprio CPF será emitido apenas uma vez em todo o território nacional, para não haver essa falha tão grande emitindo vários números de RG diferentes.

Como e quando posso trocar meu RG atual pelo Digital?

Rg Digital imagen editalconcursosbrasil
Rg Digital imagen editalconcursosbrasil

Mesmo que já esteja valendo, a população terá um prazo limite para trocar o documento atual pelo novo RG Digital, prazo esse que se estenderá até 2032.

Contudo, O RG atual terá validade de 10 anos para os brasileiros com menos de 60 anos, então toda a população terá tempo de sobra para substituir o documento sem preocupação. Assim, somente após 2032, o atual documento deixará de ser considerado um documento oficial e não será mais aceito pelos órgãos públicos e fiscalizadores.

Como solicitar o novo RG Digital?

As solicitações de novos RGs já podem ser realizadas, porém, devido à extensão das mudanças, o Governo brasileiro determinou o prazo até março de 2023, para que os órgãos estaduais de identificação se adaptem às modificações na emissão do novo documento Digital.

Por isso, a primeira coisa a se fazer para obter o RG digital é ir a um órgão de identificação civil, como CEAC, institutos de identificação, Poupa Tempo e demais órgãos conveniados, e se informar se seu estado já está emitindo novas carteiras de identidades.

Se já estiver emitido, o cidadão que tiver o interesse em solicitar seu novo documento, deverá levar sua certidão de nascimento ou certidão de casamento para providenciar sua nova identidade digital.

O RG terá duas versões, uma em papel de segurança ou cartão de plástico e a outra digitalmente pelo aplicativo gov.br via celular. Se por ventura, o seu estado não estiver apto a emitir o novo documento de identificação e não tenha uma data específica informando quando começará a produção, os cidadãos deverá esperar até março de 2023 para pedir o seu novo documento de identidade.

Fonte de Informação Jornalcontabil.com

Para mais notícias do Brasil e do mundo click aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *